sábado, 20 de novembro de 2010

O Dia Mais Pós-Construtivista

A pedido de algumas colegas, vou postar o dia mais pós-contrutivista, que elenquei para relatar na última Assessoria Geempiana do 1° ano.... Sintam-se inspiradas:
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CARLOS BINA Gravataí/RS
TURMA DO SNOOPY
Professora Léa Marques

Dia de Aula mais Pós-Construtivista...
O nosso melhor dia de aula é resultado de quase uma semana de trabalho...
Logo que começamos a estudar o contexto semântico do Caderno de Atividades do Dinomir, a turma inteira adorou conhecê-lo, assim que lemos a história Dinomir Faz Limpeza na Casa, sugeri que fizéssemos a casa do Dinomir na aula, eles amaram a ideia e começaram a guardar caixinhas de todos os tamanhos e trouxeram para aula no dia combinado, dia este que passo a relatar...
Ah! As crianças decidiram que este seria o nosso presente de casamento para o Dinomir e a Dinomira, pois já tínhamos marcado a data do casamento, feito o convite, organizado o “coquetel” e só faltava decidir o presente...
Iniciei a aula com a correção da Lição de Casa, do dia anterior, a atividade do livro que tratava do numero de sílabas e letras das palavras do glossário.
Logo depois fizemos a leitura, por grupo, do Glossário, bem como a leitura em grande grupo do jogo do Pim. Depois fiz a leitura do Glossário de Texto para todos.
Como o casamento do Dinomir seria daqui a dois dias, começamos a elaborar o projeto de sua casa, primeiro cada grupo ficou responsável por uma peça da casa: garagem, banheiro, jardim, sala, quarto, cozinha. Depois eles relataram por escrito tudo o que iria compor o ambiente escolhido pelo grupo e desenharam uma planta baixa deste ambiente, para podermos realmente colocar a mão na massa...
Concluída esta etapa, começamos a criar os móveis para a casa, foi legal vê-los comparando os tamanhos das caixinhas que o grupo dispunha, fazendo trocas com os outros grupos, colando os materiais para formar a peça desejada.... À medida que alguns iam construindo os móveis, outros iam organizando-os na caixa grande, seguindo a planta baixa, para que compusessem o ambiente escolhido pelo grupo.
O jardim foi o que mais deu trabalho, então me dispus a ajudá-los mais diretamente, pois eles queriam fazer uma piscina e ninguém dispunha de uma caixa que fosse apropriada para isto. Resolvemos então que faríamos somente recortando uma tampa de caixa azul na forma de um grão de feijão, era assim que eles queiram a piscina, recortei e eles organizaram no espaço disponível para o jardim...
Foi trabalhoso, mas o resultado ficou divino... A casa ficou perfeita, como disseram as crianças.... A Dinomira vai adorar esta casa!!!!
Depois de todo este trabalho, elaboramos um texto coletivo, eles iam me ditando e eu ia escrevendo no quadro.... Todos quiseram copiar pro caderno para mostrar aos seus pais, a cópia foi feita da maneira que eles conseguiam e logo depois resolvemos fazer um desenho sobre a construção da casa....
Como Lição de Casa, solicitei que trouxessem encartes de propaganda de supermercado como Big, Carrefour, etc... Para que no dia seguinte fizéssemos as compras para a casa do Dinomir.



Um comentário:

  1. ADOREI O TEXTO FOI MUITO BEM ELABORADO E A ATIVIDADE PROPOSTA, TENHO CERTEZA QUE TEVE UM ÓTIMO RESULTADO COM A TURMA.

    ResponderExcluir