terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dona Fofa também trabalha arte.....

O Caderno de Atividades da Dona Fofa é realmente fantástico.... A abordagem que ele faz sobre arte é relacionada a esculturas,
com direito a veritek e tudo mais....
Como meus alunos amam este jogo, fiz uma apresentação
no PowerPoint sobre as esculturas que aparecem no jogo.
Eu achei m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o.....
Aguardo os comentários de vcs....
Podem usar e abusar......

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A cidade como uma grande escola.....

Gente, Antanas Mockus é uma pessoa extremamente inteligente e tem ideias políticas fenomenais.... Durante sua fala no aniver do GEEMPA + 40 anos ele abordou várias questões políticas, de encararmos a cidade como uma grande escola, de que a vida é sagrada, etc....
Buscando mais sobre ele na internet, encontrei esta transcrição, de sua fala no aniver do GEEMPA 35 anos, simplesmente fantástica.... São 19 páginas, mas todas valem a pena.... Deem uma olhada, vale MUITO a pena.... Nossos políticos deviam ler e estudar o que Antanas Mockus.....


Sugestões de Bibliografias...... Olha as nossas dramáticas!!!

Dramática: Conflitos raciais
Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado
O cabelo de Lelê
Filmes: Kirikou e Vista minha Pele
Nina África – Lenice Gomes
O menino e o jacaré – Maté
Kabá Darebu – Daniel Munduruku
Dramática: Morte
A História de uma folha – Léo Buscaglia
Os porquês do coração – Conceição Corrêa da Silva
Eu vi mamãe nascer – Bye Ribeiro Silva
Histórias da Boca
Vovô não vai pro céu – Celso Gutfriend
Menina Nina – Ziraldo
O guarda-chuva do vovô – Carolina Moreyra
Se um dia eu for embora... –Anna Göbel
Dramática: Separação de Casais
Quando os dinossauros se separam – Laurig Krasny Brow
Mamãe botou um ovo – Babette Cole
Dramática: Agressividade
Pinote, o fracote e Janjão, o fortão – Jandira Manso
Terezinha Gabriela – Ruth Rocha
O Dono da Bola – Ruth Rocha
Dramática: Medo (de aprender, de crescer)
O medo da sementinha – Rubem Alves
Estou com medo – Joy Berry
O medo do Escuro – Antônio Carlos Pacheco
O peixe Pixote
Dramáticas decorrentes de Acontecimentos Sociais
Páscoa – Vivinho o coelhinho que não era de Páscoa
Dia das Mães – Se as coisas fossem mães...
Uma mãe assim eu quero pra mim
Dia das crianças – Saco de brinquedos
Semana Farroupilha – Marieta em coração de namorado

sábado, 20 de novembro de 2010

O Dia Mais Pós-Construtivista

A pedido de algumas colegas, vou postar o dia mais pós-contrutivista, que elenquei para relatar na última Assessoria Geempiana do 1° ano.... Sintam-se inspiradas:
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CARLOS BINA Gravataí/RS
TURMA DO SNOOPY
Professora Léa Marques

Dia de Aula mais Pós-Construtivista...
O nosso melhor dia de aula é resultado de quase uma semana de trabalho...
Logo que começamos a estudar o contexto semântico do Caderno de Atividades do Dinomir, a turma inteira adorou conhecê-lo, assim que lemos a história Dinomir Faz Limpeza na Casa, sugeri que fizéssemos a casa do Dinomir na aula, eles amaram a ideia e começaram a guardar caixinhas de todos os tamanhos e trouxeram para aula no dia combinado, dia este que passo a relatar...
Ah! As crianças decidiram que este seria o nosso presente de casamento para o Dinomir e a Dinomira, pois já tínhamos marcado a data do casamento, feito o convite, organizado o “coquetel” e só faltava decidir o presente...
Iniciei a aula com a correção da Lição de Casa, do dia anterior, a atividade do livro que tratava do numero de sílabas e letras das palavras do glossário.
Logo depois fizemos a leitura, por grupo, do Glossário, bem como a leitura em grande grupo do jogo do Pim. Depois fiz a leitura do Glossário de Texto para todos.
Como o casamento do Dinomir seria daqui a dois dias, começamos a elaborar o projeto de sua casa, primeiro cada grupo ficou responsável por uma peça da casa: garagem, banheiro, jardim, sala, quarto, cozinha. Depois eles relataram por escrito tudo o que iria compor o ambiente escolhido pelo grupo e desenharam uma planta baixa deste ambiente, para podermos realmente colocar a mão na massa...
Concluída esta etapa, começamos a criar os móveis para a casa, foi legal vê-los comparando os tamanhos das caixinhas que o grupo dispunha, fazendo trocas com os outros grupos, colando os materiais para formar a peça desejada.... À medida que alguns iam construindo os móveis, outros iam organizando-os na caixa grande, seguindo a planta baixa, para que compusessem o ambiente escolhido pelo grupo.
O jardim foi o que mais deu trabalho, então me dispus a ajudá-los mais diretamente, pois eles queriam fazer uma piscina e ninguém dispunha de uma caixa que fosse apropriada para isto. Resolvemos então que faríamos somente recortando uma tampa de caixa azul na forma de um grão de feijão, era assim que eles queiram a piscina, recortei e eles organizaram no espaço disponível para o jardim...
Foi trabalhoso, mas o resultado ficou divino... A casa ficou perfeita, como disseram as crianças.... A Dinomira vai adorar esta casa!!!!
Depois de todo este trabalho, elaboramos um texto coletivo, eles iam me ditando e eu ia escrevendo no quadro.... Todos quiseram copiar pro caderno para mostrar aos seus pais, a cópia foi feita da maneira que eles conseguiam e logo depois resolvemos fazer um desenho sobre a construção da casa....
Como Lição de Casa, solicitei que trouxessem encartes de propaganda de supermercado como Big, Carrefour, etc... Para que no dia seguinte fizéssemos as compras para a casa do Dinomir.



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pinote, o fracote e Janjão, o fortão.

Usei esta história para trabalhar um dramática de agressividade que minha turma de 1° ano apresentava, no início deste ano.... Foi perfeito, acabaram-se as brigas, os grupos começaram a fluir melhor, serviu perfeitamente para o que eu queria...... Compartilho agora com vocês, pois na última assessoria muitas colegas levantaram esta problemática.... Usem e abusem.....
A história vocês conseguem no Picasa.....
http://picasaweb.google.com/101009759502528989062/PinoteOFracoteEJanjaoOFortao#

https://sites.google.com/site/geempiandosempre/pinote-e-janjao

Ausência - Drummond

Ausência (Carlos Drummond de Andrade)

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Nossa turma é um barco a remo.....

Aproveitando o gancho do Patrick, reforcei com meus alunos o comprometimento da turma com aqueles que ainda não estão alfabetizados, para isto usei um textinho sobre o fato de nossa turma ser um barco, esta sugestão aparece no caderno de atividades do GEEMPA - Cantigas de Rodas, Parlendas e Orações.... Trabalhei também com a cantiga de roda A CANOA VIROU.... As crianças adoraram e pelo visto entenderam bem o real sentido da cantiga, ninguém pode desistir, ou ficar para trás, a turma tem que buscar aquele que tá remando mias devagar..... 
Estou disponibilizando as duas folhinhas que usei, sintam-se a vontade para usar e abusar....
Ah! O texto A nossa turma é um barco, quem me passou, foi minha colega geempiana Queti.... Valeu querida!!!!


https://sites.google.com/site/geempiandosempre/nossa-turma-e-um-barco

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Planilha de acompanhamento - Pós-Construtivismo

Colegas Geempianas, fiz as planilhas que a gente usa para avaliar o dia mais pós-construtivista na assessoria, de maneira que podemos marcar as aulas durante uma semana..... Vou disponibilizar para quem quiser, basta clicar no link abaixo e usar a vontade....
https://sites.google.com/site/geempiandosempre/documentos-pos-construtivistas

O Medo da Sementinha.....


Rubem Alves - O MEDO DA SEMENTINHA...


Coleção ESTÓRIAS PARA PEQUENOS E GRANDES
 

Vou contar a história de uma sementinha. 

Sua mãe era uma palmeira enorme, 
forte, de galhos compridos que entravam pelo céu. 
Um dia, quando estava ferrada no sono, 

uma coisa estranha aconteceu. 
Créec! Um barulho, coisa que ela nunca ouvira antes. 
De repente ela viu uma coisa que nunca havia visto antes. 
Seu mundinho fechado e escuro, a barriga da sua mãe, se abriu. 
Começou a entrar uma luz. 
Chegara a hora de nascer. 
Ela ouviu uma voz suave e amiga: Sementinha! Sementinha! 

Não precisa ter medo. 
Sou eu, sua mãe... 
Ela olhou para fora e viu aquela árvore enorme sorrindo para ela. 
- Nada de ruim vai acontecer, sementinha. 

O mundo aqui fora é mais gostoso 
que o mundo aí dentro. Olhe, vou apresentá lá aos seus amigos. 
Mamãe árvore balançou suas folhas, chamando, e veio o vento, 
e passaram as nuvens, e o sol brilhou... 
Também a mãe de todos, a terra, que nos dá vida... 
E a sementinha olhou para aquela terra maravilhosa, 

que se perdia de vista, 
nas montanhas do horizonte, 
cobertas de coisas verdes e coloridas, 
vivas e alegres, boas para comer, 
boas para cheirar, boas para ver... 
A sementinha sorriu. Estava feliz. 

A sementinha tinha uma amiga, 
alguém que gostava dela. 
Assim ela viveu alegre e tranqüila, por vários dias. 
Até que sua mãe lhe contou da grande viagem. 
- Sementinha, dentro de pouco tempo 

o vento vai soprar para longe. 
Quando isto acontece, você vai para longe, 
numa longa viagem, flutuando. 
A sementinha estremeceu, teve medo, muito medo. 
A sementinha chorou. Partir é sempre muito triste. 
A velha árvore chorou também. 

Ela gostava muito de sua filha. Mas continuou: 
- É preciso partir, para continuar a viver. 

Sementinha que não parte acaba morrendo... 
A sementinha arregalou os olhos. 
- Mamãe, por favor me explique... 
A mãe continuou... 
- É preciso partir, para se transformar em mãe. 
É preciso que a sementinha deixe o colo de sua mãe, 
para se transformar em árvore... 
- Transformar em árvore? Mas eu sou só uma sementinha, 

muito pequena. 
As árvores têm de ser grandes... 
- Dentro de uma sementinha está uma árvore adormecida. 

O vento vai levá-la para longe...
De repente ele vai parar. 
Você cairá na terra. Ali na terra, 
você vai deixar de ser semente 
e vai se transformar em árvore. 
A sementinha teve medo. 

Ele não entendeu aquilo que sua mãe lhe disse: 
você vai deixar de ser semente. 
Será que ela iria sumir, desaparecer? 
Isto é coisa de dar arrepios. 
Ela se achava tão bonitinha, redondinha, lisa, 
ah! Seria bom continuar a ser semente, sempre. 
Mas sua mãe adivinhou o que se passava na sua cabecinha. 
- Sementinha que continua sendo sementinha para sempre, 

termina seca, esturricada. 
Por fim, morre. 
O vento sobrou forte. A sementinha foi arrancada do colo de sua mãe. 
Teve de dizer adeus e foi voando, voando, cada vez mais Longe... 
Passou por insetos, pássaros, folhas, alto, bem alto... 
Até que o vento parou. E ela foi descendo, até o chão. 

O chão era úmido. 
A terra era fofa e amiga. E ela, mãe-terra, 
começou a cantar uma canção de ninar. 
- Dorme, dorme, sementinha... 
A terra quente a abraçou. Caiu a chuva. 
Lá dentro da terra, sem que ela percebesse como uma coisa nova 
começou a aparecer e a mexer. 
Coisas novas, diferentes: um brotinho verde. 

O brotinho foi crescendo, e quanto mais crescia, 
mais a sementinha diminuía. 

A sementinha preta e redonda estava sumindo 
para que ela nascesse uma árvore verde e grande. 
O brotinho se mexia dentro da barriga da mãe-terra, para sair... 
Até que apareceu, bem pequeno, do lado de fora. 
E foi então que a sementinha acordou, 
só que ela não era mais uma 
sementinha. Era uma árvore nenê. 

Todas diferentes, verdes com folhas bem pequenas. 
Mas ela se parecia com sua mãe. 
E se lembrou do que ela lhe tinha dito: 
- Dentro de cada sementinha está uma árvore adormecida. 
E ela se sentiu muito feliz. 
Ia crescendo, seria mãe também. 

Olhou para baixo, viu a terra. 
Olhou para cima, viu as nuvens, o sol. 
Sentiu que o vento brincava com suas folhas, e deu uma gostosa risada... 
A sementinha 
Era uma vez uma sementinha. 
Veio o vento e derrubou a sementinha na terra e cobriu ela. 
A sementinha criou folhas pequenas. 
A sementinha se reproduziu, 

cresceu e se transformou numa grande árvore.


domingo, 14 de novembro de 2010

Que letra é essa? Pensando no Patrick.....

O novo Caderno de Atividades que recebemos na última assessoria do GEEMPA para o 1° ano, baseia-se na história escolar do Patrick.... Que letra é essa? Do Gozo da Ignorância ao Prazer de Aprender, é um livro que mexe mais com as nossas certezas que qualquer outro dos que foram trabalhados até agora.... Abordar esta temática, mais a problemática das drogas, em turmas de crianças de 6 anos, acredito que mexe mais comigo, com meus preconceitos, do que com os dos meus alunos..... Desta vez a provocação foi bem no alvo, foi diretamente nas nossas angústias, nos nossos medos e isto com certeza nos causa dor, temor, insegurança.... Será que devo ou não abordar este contexto semântico????? Será que meus alunos irão entender a dramática???? Será que os pais vão aceitar a nossa proposta???? Será???? Será???? Dúvidas e incertezas são muitas, mas acredito que o primordial é pensar se nós educadores estamos preparados para isto..... Fica aí a pergunta, aceito contribuições......
Pensei em iniciar o trabalho com o Patrick, através do Dinomir..... O nosso amigo gigante escreve uma carta para a turma..... Vamos ver como será a reação das crianças depois de assistir aos vídeos....
Cartinha do Dinomir....

sábado, 13 de novembro de 2010

O Sapo Comedor de Tampinhas....

Colegas, ano passado enfrentei algumas dificuldades de integrar uma aluna na turma e no seu grupo áulico, por sugestão da MARAVILHOSA ESTHER, trabalhei com a turma o Glossário do Sapo Comedor de Tampinhas..... Valeu muito a pena..... Pra quem quiser vou postar glossário e atividades.... Fica a sugestão!!!!
https://sites.google.com/site/geempiandosempre/sapo-comedor-de-tampinhas
ADOLFO.....

Sugestões de Produção textual com o Dinomir....

Nossas queridas colegas geempianas de Fortaleza, organizaram algumas sugestões de produção textual com o contexto semântico do Dinomir, vale a pena conferir..... Fica aqui o link.....
http://geempa-fortaleza.blogspot.com/2010/11/sugestoes-de-producao-textual.html

Caderninho de Lógica Ciências Naturais - Alfabetização - Pé de Pilão

No Caderno de Atividades Pé de Pilão, para a pós-alfabetização, aparece um caderninho de lógica sobre ciências naturais, como o assunto é interessante para o grande grupo, fiz estas atividades para trabalhar com todos os alunos, pós e alfa..... Aproveitem!!!!
https://sites.google.com/site/geempiandosempre/pe-de-pilao
Procurem pelas atividades que dizem pato CN, macaco CN, andorinha CN, etc....
Postei outras atividades também.... basta das uma procuradinha.....

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Assessorias do 1° e do 2° Anos do GEEMPA - Pena que foi a última de 2010!!!!


 ASSESSORIA GEEMPA 2° ANO

FALA DA DRª ESTHER..... 

 NO GRUPO ÁULICO....

 M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A ESTHER....

 ALMOÇO GLAMOUROSO....

 COQ AUN VAN..... CHIQUÉRRIMO....


ASSESSORIA GEEMPA 1° ANO.....
GRUPO ÁULICO


PARA FICAR NA HISTÓRIA.... 

 COMPANHEIRAS GEEMPIANAS....

PODRES DE CHIQUE..... Buffet Rizzo.... 

 RISOTO DE FUNGHI.....

 A PESSOA MAIS SÁBIA COM QUEM JÁ CONVIVI.....
É UMA HONRA E UM PRIVILÉGIO 
PODER CONVIVER E APRENDER MUITO CONTIGO....

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Última Assessoria Geempiana 2010 - Prazer e Dor....

Estamos nos preparando para a nossa última assessoria geempiana deste ano de 2010... Prazeres e dores.... Tudo misturado.... Prazer porque vivenciaremos novas e outras aprendizagens e ensinagens, estudaremos um novo caderno de atividades.... Dores por ser a última do ano de 2010 e partirmos para 2011 sem a certeza da continuação, ain..... O que será de nós???? Tarso contamos com teu apoio nesta caminhada, POR FAVOR continua a parceira, pelo sucesso de nossos alunos na caminhada rumo à escrita....
Mas vamos lá, escrevendo e pensando muito, aluno que aprendeu mais e menos, melhor dia de aula, escada anterior, escada atual, nossas dúvidas, 100%???, ufa! ufa! É realmente o Geempa nunca foi moleza.....
Com certeza as assessorias sempre nos deixam muitas SAUDADES!!!!! Amooooooo!!!!!