terça-feira, 29 de junho de 2010

Estudos Geempianos

Foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O o III Estudos Geempianos no sábado passado no GEEMPA....
Nossa, poder compartilhar e aprender com tanta gente competente e engajada na proposta é um momento único e fabuloso.... "Só ensina quem aprende" e quem aprende sempre e sempre mais....
http://todospodemaprender.blogspot.com/

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Escola e Família

Encarar a família como um território separado da escola,não é tarefa fácil pra quem atua em escolas públicas, nas quais a grande batalha é trazer a família para dentro da escola. Porém trazê-la para dentro do ambiente escolar, acredito eu, é diferente de misturar os espaços e funções destes dois grupos sociais.
A escola deve desempenhar o seu papel, sem querer "interferir" no papel da família e vice-versa.... Puxa, pensando assim é simples, mas quantas vezes já chamamos os pais de nossos alunos, para saber mais sobre este aluno, alegando que todas essas informações irão nos ajudar a ensinar... Puro engano, parando e pensando não ajuda nada, pelo contrário, talvez sirva de subterfúgio para não ensinar.... "Tadinho, olha a família que tem, não vai aprender!".... É cruel, mas quantas vezes já ouvimos este discurso (quantas vezes já não pensamos assim também), mas a hora é de repensar e quebrar estes paradigmas, vamos instaurar a escola com um outro espaço, um outro território, onde as aprendizagens de nosso alunos e as nossas ensinagens são os nossos maiores desafios e objetivos........ Bem vindos a este "outro mundo possível!!!!"

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Inovar dói muito...........

Tudo o que é novo nos causa dor e prazer, eita faca de dois gumes....
O pós-construtivismo mais ainda, o GEEMPA então nem se fala....
Mas toda essa dor, que nunca há de passar, oscila demais para o prazer, pois pela dor buscamos alfabetizar 100% das nossa turmas de alfabetização e pós-alfabetização, e aí está o grande prazer...
Além disso, pensar que através de toda esta busca incessante, estamos produzindo novos conhecimentos, novas teorias, analisando novas práticas, e com certeza, isto é maravilhosoooooo!!!!
Vamos lá, afinal de contas, GEEMPA 40 anos, não é moleza não.... A rapadura é doce, mas não é mole não!!!
Hehehehehehehehe...........